O Coro da Escola Secundária Rocha Peixoto, do qual a autora também faz parte, emocionou o público com a interpretação de três temas e deu início, dessa forma, ao desfolhar de elogios à personalidade de Rosa Guedes, primeiro por parte de Cândida Pinheiro Torres, autora do prefácio da obra, e, depois, por parte de Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Cultura, e ambos amigos da escritora.

Cândida Pinheiro Torres comparou a escritora com o pintor Marc Chagall, cuja obra inspirou o design da capa de “Clara toma chá com a consciência” explicando que “ambos chegaram à cidade com vontade de vencer”. Já o autarca, num tom mais intimista, pois como o próprio afirmou “conheço a Rosa há muitos anos, fomos colegas e a amizade nunca acabou”, confessou que a escritora envia-lhe os textos que escreve para obter a  sua opinião. Luís Diamantino relembrou, também, o “magnífico trabalho de Rosa Guedes enquanto esteve na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN)”.

Rosa Guedes, por sua vez, agradeceu o facto dos amigos não terem mencionado os seus defeitos e apenas as suas qualidades e garantiu que a escrita, tal como o canto, a jardinagem e, principalmente, a sua família, é uma paixão. A escritora, professora na Escola Secundária Rocha Peixoto, lançou, assim, o seu primeiro livro, edição da Papiro.