No próximo sábado, às 15h00, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto dinamiza mais um encontro do Clube de Leituras Marítimas "Livros de Marear".
Este mês, o encontro será na esplanada da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, para a última sessão desta iniciativa antes da pausa de férias.
Espaço animado por Abel Coentrão, no qual se explora a riqueza cultural que a nossa relação com os oceanos tem, ao longo dos séculos, gerado, procura, na rota de livros desta e de outras culturas, novas palavras e expressões para ler o mar, como uma outra forma de nos tornarmos pescadores. Navegarmos juntos, alimentados pela leitura, é uma forma de gerarmos comunidade.
Este sábado, a sessão promete continuar a explorar algumas reflexões de John Mack em “O Mar, Uma História Cultural” – livro que que pode requisitar na Biblioteca – mas, desta vez, com a companhia de dois grandes escritores. Um deles é o francês Victor Hugo (1802-1882), autor de clássicos como “Notre Dame de Paris” ou “Os Miseráveis”, entre muitos outros. Em 1866, publicou “Os Trabalhadores do Mar”, passado na ilha de Guernsey, no Canal da Mancha, onde o autor vivera 15 anos voluntariamente exilado. O segundo, um jovem brasileiro de seu nome Machado de Assis, autor de uma bela reedição de uma tradução do século XIX de “Os Trabalhadores do Mar” e que viria, no final do século XIX, a tornar-se nome grande da literatura em Português.
Se quiser fazer parte desta companha, inscreva-se através do email biblioteca@cm-pvarzim.pt.




