Celebrou-se, ontem, 2 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo.
Para assinalar a data, o Centro Ocupacional da Lapa promoveu uma Conversa sobre o tema com os seus utentes, que teve como convidados Rosa Matos e António Ferreira da Associação Portuguesa para Perturbações do Desenvolvimento e do Autismo (APPDA) Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
Os oradores falaram da missão da APPDA que procura promover a qualidade de vida das pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA); criar e gerir estruturas adequadas a portadores de PEA, nomeadamente destinadas a intervenção precoce; promover a consciencialização e o conhecimento das PEA através de ações de sensibilização e divulgação na comunidade e promover a formação das famílias, dos responsáveis e de todos os interessados sobre as PEA, entre outras.
O Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo é assinalado, anualmente, a 2 de abril. Este dia foi criado através da resolução 62/139 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a 18 de dezembro de 2007. O seu objetivo é consciencializar os cidadãos para esta condição e incentivar à inclusão das pessoas com autismo na sociedade.