Esta é uma das propostas de entretenimento do Pelouro de Coesão Social dirigida aos mais novos contemplando diversas atividades lúdico-pedagógicas dentro e fora do concelho.

O programa abre com o acolhimento ao grupo na manhã do dia 18, seguindo-se, às 10h30, uma visita ao Museu da Chapelaria em S. João da Madeira, com o apoio da Câmara Municipal daquela localidade. Da parte da tarde, pelas 14h30, terá lugar outra visita, desta vez à fábrica de lápis Viarco.

No dia 19, a manhã é dedicada à música com a ação “Atelier de música dá boas festas”, que conta com o apoio da Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim. A tarde será passada na Piscina Municipal, com o apoio do Pelouro do Desporto da autarquia poveira. As crianças irão ainda ter a experiência de “Uma noite de Natal”, uma iniciativa promovida em parceria com a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e com a Escola Prática dos Serviços (onde será a dormida).

No dia 20, a Colónia de Férias dedica-se, durante a manhã, a levar os votos de boas festas a algumas instituições. A ação “Cantar as boas festas” vai até ao Lar de Rates (9h30), Lar de Terroso (10h15) e Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (11h00). A tarde de quinta-feira é dedicada ao cinema, numa das salas de Matosinhos.

Na segunda-feira, dia 23, de manhã, as crianças terão a possibilidade de conhecer de perto uma instituição ligada à segurança no Distrito do Porto (ainda sujeita a confirmação). Da parte da tarde, um momento de encontro das crianças com a história e costumes locais, no âmbito da quadra natalícia, com “Reviver o Natal de antigamente”. A ação decorrerá das 14h30 às 17h15, com o apoio do Museu Municipal da Póvoa de Varzim. No final da visita, as crianças regressam ao Auditório Municipal no comboio turístico, com o apoio da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim.