Na Villa Myosotis, uma das casas onde residiu Agustina Bessa-Luís, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, descerrou uma placa evocativa do centenário da escritora.

O Vice-Presidente e Vereador da Cultura referiu-se ao modo como Agustina Bessa-Luís descreve a Póvoa de Varzim na sua obra: “como o espaço que marcou a sua adolescência e que foi marcante para a sua vida futura. Aliás, nos seus livros expressa sempre o sentimento que teve por esta casa, pela Póvoa de Varzim e pelo Colégio das Doroteias”.

Luís Diamantino transmitiu ainda que quando fala dos poveiros, “fá-lo com um sentimento de afeto muito grande dizendo que têm o coração ao pé da boca, são muito sinceros, muito verdadeiros, para além de corajosos”, acrescentando que “desde sempre guarda um grande afeto pela Póvoa”.

A partir de agora e por um ano, seguir-se-ão outros atos no âmbito das comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís, com destaque para a exposição itinerante, da qual o nosso Município é o principal promotor, em parceria com o Instituto Camões, e que, além da Póvoa de Varzim, irá percorrer também Vila do Conde, Esposende, Amarante, Vila Real e Porto.