A inauguração da Exposição “500 Anos da Outorga do Foral Manuelino à Vila de S. Pedro de Rates”, no Núcleo Museológico de Rates, onde está patente o Foral de D. Manuel, e uma representação da entrega do mesmo à população ratense marcou a sessão de abertura destas comemorações, cujo programa – que compreende o período entre 9 de dezembro de 2016 e 9 de dezembro de 2017 -, contempla várias iniciativas  e envolverá toda a comunidade local, num programa de animação, cultura e valorização dos costumes e tradições da Vila de Rates.

A Conferência “Elos de articulação entre a comunidade concelhia e a administração régia: leituras a partir do Foral Novo”, no Salão Nobre da Junta de Freguesia, traduziu-se no momento alto da sessão, onde Paula Pinto Costa, conferencista convidada, esclareceu e interpretou o Foral de D. Manuel e a sua importância na construção da história e identidade de S. Pedro de Rates – uma pequena Vila recheada de grandes momentos.

Ao comemorar a outorga do Foral de Rates, a Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates está não só a assinalar a importância do percurso histórico de Rates, mas também, e segundo as palavras do Presidente da Junta, Paulo João, a dar a conhecer a sua história e perpetuar no tempo a memória da identidade ratense.  Recordar como foi feito o caminho impõe-se como uma tarefa social e cultural cada vez mais importante na solidificação da identidade local, tão imprescindível na construção do futuro.

A Vereadora Andrea Silva esteve presente nas iniciativas, em representação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.