O primeiro tem lugar no dia 13, às 21h30, na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim e o segundo na Igreja Nova da Trofa, no dia 14, às 18h00. Em ambos actua a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, sob a direcção musical de Osvaldo Ferreira, contando ainda com as colaborações especiais, na actuação na Póvoa de Varzim, do Coro Juvenil e Coral “Ensaio” da Escola de Música da Póvoa de Varzim e, na Trofa, do coro dos “Meninos Cantores do Município da Trofa”.

O programa é comum às duas actuações e inclui a interpretação da “Sinfonia nº 5” em Si bemol maior, de Franz Schubert, a que se segue a interpretação de “Concerto de Aranjuez”, 2º andamento, de Joaquín Rodrigo e, de Augustín B. Mangoré, “El ultimo trémolo”, aqui com a colaboração especial de Carlos Cunha, na guitarra. Os concertos terminam com a interpretação de canções tradicionais de Natal, que incluem temas como “Silent Night”, “We wish you a Marry Christmas”, “Joy to the World”, “O Little Town of Bethelehem”, entre outras.

A entrada é livre.

No dia 20 de Dezembro, a Igreja Matriz volta a receber novo Concerto de Natal, desta feita pelo Quarteto Verazin e Coral Ensaio.

A Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim foi criada em Janeiro de 2003, sendo seus sócios fundadores a Câmara Municipal e a Banda Musical da Póvoa de Varzim. Assumiu a gestão da Escola de Música, criada em 1988, sendo ainda responsável pela organização do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e pelo Concurso Internacional de Composição. A par da Orquestra Sinfónica, a Associação Pró-Música gere também o Quarteto de Cordas Verazin.

Incluídos no programa “Feliz Natal Póvoa de Varzim”, estes concertos da Associação Pró-Música fazem, por isso, parte de um vasto conjunto de acções de animação para a época natalícia. No portal municipal, através da Agenda de Natal, pode obter mais pormenores sobre este programa, oferecido pela autarquia, em conjunto com os seus parceiros sociais, a toda a comunidade poveira.