A conferencista estudou com meticulosa paixão o conjunto da obra do Mestre Marques de Oliveira – patente na Tese de doutoramento: Marques de Oliveira (1853 – 1927) e a cultura artística Portuense do seu tempo – e irá apresentar, analisar e enquadrar esta obra dentro da História da Arte em Portugal.

Na segunda metade do século XIX afirma-se, por toda a Europa, um gosto crescente pela pintura naturalista. Esta nova tendência chega a Portugal através da Inglaterra e, principalmente, da França, sendo João Joaquim Marques de Oliveira a figura portuguesa mais marcante deste movimento.

Numa feliz iniciativa, o Município da Póvoa de Varzim adquiriu um estudo de “À espera dos barcos” (1892), aquela que é uma das mais belas pinturas portuguesas e em que a nossa terra é retratada.