O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Octávio Correia, esteve presente neste momento de celebração da gastronomia tradicional poveira e destacou o papel central da Confraria dos Sabores Poveiros, fundada em 2011, na promoção do estudo, defesa e divulgação dos pratos tradicionais e na criação de medidas tendentes à fixação das características básicas e típicas das receitas poveiras, tendo a Pescada e a Rabanada à Poveira como grandes pontos de referência.

Durante a sessão, Lucinda Amorim, Presidente da Confraria dos Sabores Poveiros, deu a conhecer os novos confrades. Este ano, como Confrade Honorário foi entronizada a Associação Cultural Póvoa Ontem e Hoje. Como confrades efetivos, juntam-se à Confraria nove elementos, que fizeram o juramento de compromisso de defesa e preservação dos pratos tradicionais da Póvoa de Varzim, a Pescada à Poveira e a Rabanada Poveira: Ana Margarida Vieira Freitas da Silva, Ana Rosinda Couto Pereira, António da Costa Mendes da Fonseca, Bruno Jorge Fonseca, Carlos Pedro Santos de Azevedo, Nelson da Torre Ferreira, Renata Pinto de Sousa da Costa Leite, Rui Manuel Gomes Faria e Teresa Patrícia Pinheiro Costa.

No final da cerimónia, os confrades percorreram algumas ruas da cidade, num cortejo que terminou com a tradicional fotografia de grupo, em frente ao monumento a Eça de Queirós, na Praça do Almada.