O tema “Internacionalização: a importância de (saber) dar o salto” deu o mote para uma partilha muito interessante entre os oradores convidados, com moderação de Miguel Carrapatoso, em que a principal ideia transmitida foi que é possível levar a nossa marca da Póvoa de Varzim para o mundo. A Poveira é exemplo disso mesmo, uma vez que esta empresa sediada na Zona Industrial de Laúndos é, atualmente, a maior conserveira nacional e conseguiu expandir a sua presença comercial a mais de 30 países. 

Este caso de sucesso poveiro, que atualmente emprega 250 pessoas, aponta como principais forças convergentes a localização; o método de produção; a forte e boa reputação nos mercados; a capacidade de resposta e comprometida com prazos; as instalações industriais do mais avançado do mundo e a qualidade dos seus produtos pela capacidade de compra de matérias-primas, assume-se como uma empresa tradicional comprometida com o meio em que está inserida e o método de produção tradicional. 

Com tradição exportadora em crescimento, a sua produção para o mercado externo em 2021 foi de 30%, mas pretendem chegar a 50%, fazendo jus à vocação exportadora da indústria conserveira com mais de 160 anos em Portugal. Sofia Brandão explicou que A Poveira pretende fazer história no mundo dos negócios ao atingir 100 milhões de faturação em 2023.

Sobre a atuação da AICEP, Luís Moura transmitiu que é uma entidade pública que promove captação de investimento, apoia a atividade exportadora e a internacionalização das empresas portuguesas e promove a captação e o desenvolvimento do investimento estrangeiro. O convidado apresentou alguns números relativamente à internacionalização empresarial, referindo que a União Europeia continua a ser destino de mais de 70% das exportações portuguesas e o nosso país-vizinho, Espanha, o principal cliente. Por fim, Pedro A. Vieira referiu-se à aposta da Porto Business School na formação com vista à internacionalização, advertindo para o facto de que “não há uma receita única. Devemos ter em conta fatores externos, subjetividade, motivação e passar de uma abordagem oportunista a uma mais sustentada, ter equipas preparadas e motivadas para dar o salto”.

O III Congresso empresarial da Póvoa de Varzim encontra-se a decorrer, no Hotel Axis Vermar, até ao próximo dia 29 de outubro. A participação é aberta e gratuita a todos os interessados. Consulte o programa completo do III Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim, aqui.