Em Reunião de Câmara, ficou determinado que, este ano, em contexto de comemoração do 50.º aniversário da Póvoa de Varzim à categoria de Cidade, serão 33 distinguidos, um número substancialmente mais vasto do que é tradicional, como forma de reconhecimento da “dinâmica da sociedade civil poveira, o grande motor de um desenvolvimento que é expressão da alma viva da nossa comunidade”, conforme explicou o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira.

Ao todo, serão dez as personalidades homenageadas: Abel Carriço, Adalberto Neiva de Oliveira, Joaquim Cancela, Pedro Azevedo, Raúl da Costa, Rui Anahory, Rui Bianchi, Raquel Camarinha, Ricardo Nunes e Sandra Amorim.

No que toca às empresas e instituições de referência na Póvoa de Varzim, o Executivo elegeu 23: Ortopóvoa, Agros, Tavares de Oliveira, Energie, A Poveira – Fábrica de Conservas, Craveiro Mobiliário, Vidraria da Póvoa, Moldartpóvoa, Pipe Masters, Beltrajo, Grupo CCR, PROF, Grupo Bodegão, RDUZ, Grupo J. Gomes Pereira, Agrozim, Carnes S. José, Grupo 31 de Janeiro e Aqueduto Eventos, Valentim José & Filhos, Lions Clube da Póvoa de Varzim, Varazim Teatro, A Filantrópica e Associação de Futebol Popular da Póvoa de Varzim. 

O Executivo aprovou, igualmente, uma minuta de protocolo com o MAPADI e a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim com vista à dinamização conjunta do estudo “Perspetivas Futuras de Empregabilidade das Pessoas com Deficiência e Incapacidade no concelho da Póvoa de Varzim”. Deste modo, a autarquia reforça o seu empenho na inclusão e colocação profissional dos utentes desta instituição de referência nacional na área social.