Já estão disponíveis para consulta os regulamentos dos Prémios Literários Correntes d’Escritas Papelaria Locus, Prémio Literário Luis Sepúlveda e Prémio Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas, da 27.ª edição do Correntes d’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, que irá decorrer entre os dias 25 e 28 de fevereiro.
O Prémio Literário Correntes d’Escritas Papelaria Locus premiará, em 2026, obras de prosa escritas em português, da autoria de jovens entre os 15 e os 18 anos, naturais de países de expressão portuguesa. O vencedor receberá um prémio de 1.000 euros e verá o seu trabalho publicado na edição seguinte da Revista Correntes d’Escritas. As candidaturas devem ser enviadas até 31 de dezembro de 2025, em três exemplares dactilografados.
O Prémio Literário Luis Sepúlveda é dirigido a turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tanto de escolas portuguesas como de ensino de português no estrangeiro. As turmas são convidadas a escrever e ilustrar um conto infantil em língua portuguesa, inspirado nos principais temas da obra do escritor chileno que dá nome ao prémio: a defesa do ambiente, o respeito pelo outro, a amizade, a solidariedade social e a liberdade. Os contos devem ser inéditos, elaborados coletivamente e enviados até 15 de janeiro de 2026.
O Prémio Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas, no valor de 2.000 euros, destina-se a distinguir uma obra literária inédita — romance, conto ou poesia — escrita em português e dedicada à Póvoa de Varzim. Podem concorrer autores portugueses ou oriundos de países de expressão portuguesa ou espanhola. As obras devem ser enviadas até 09 de janeiro de 2026.
O anúncio das obras premiadas será feito na Sessão de Abertura do XXVII Correntes d’Escritas, e a entrega dos prémios terá lugar na Sessão de Encerramento.



