O Conselho Municipal de Segurança da Póvoa de Varzim é uma entidade de âmbito municipal, com funções de natureza consultiva, que visa promover a articulação, a troca de informações e a cooperação entre entidades que, na área do Município da Póvoa de Varzim, têm intervenção ou estão envolvidas na prevenção e na garantia da inserção social e da segurança e tranquilidade das populações. Neste âmbito, a reunião de ontem teve como focos principais duas gerações distantes no tempo e nas preocupações que carecem. Quanto aos idosos, foi apresentado por Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Coesão Social, um levantamento feito com a colaboração das Juntas de Freguesia sobre os munícipes mais velhos que não têm qualquer retaguarda familiar e que podem necessitar de um acompanhamento mais próximo e regular. Neste sentido, será feita uma avaliação quanto à criação da teleassistência.

Já Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro da Cultura, abordou os projetos que estão a ser desenvolvidos nos estabelecimentos educativos no que diz respeito à violência, aos furtos e ao bullying.

Segundo os dados apresentados pela GNR, a Póvoa de Varzim apresenta bons níveis de segurança nas escolas, quer para alunos, quer para pais e professores.

Nas reuniões do Conselho Municipal são discutidas ideias que contribuam para o aprofundamento do conhecimento da situação de segurança na área do município através da consulta entre todas as entidades que o constituem; são formuladas propostas de solução para os problemas de marginalidade e segurança dos cidadãos na área do município da Póvoa de Varzim e participar em ações de prevenção; é promovida a discussão sobre medidas de combate à criminalidade e à exclusão social na área do município; e são aprovados pareceres e solicitações a remeter a todas as entidades que julgue oportuno e diretamente relacionados com questões de segurança e inserção social.