No combate à criminalidade, foi apresentado pela PSP um levantamento estatístico criminal no concelho, que permitiu concluir que a situação na Póvoa de Varzim não apresenta sinais alarmantes. Tirando a violência doméstica, todos os outros tipos de crimes decresceram de 2018 para 2019.

O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, considera que estes indicadores “muito positivos” são o resultado do empenho do Município e das autoridades na resposta à criminalidade, como é exemplo a criação “pioneira” das patrulhas mistas na Póvoa de Varzim, que “vieram para ficar”. Relativamente ao aumento de denúncias de violência doméstica, Aires Pereira considera que tal pode ser visto como um sinal positivo pois revela que “as pessoas estão mais à vontade para fazer a denúncia atualmente, em comparação com o que sucedia num passado recente”.

O edil sublinhou que estes dados positivos devem chegar ao público, para evitar que se crie “uma imagem de faroeste que não corresponde à realidade, pois hoje os atos têm consequência” e que se deve “passar uma mensagem positiva, de tranquilidade, que evite esse pânico que nos prejudica a todos e resulta de uma avaliação totalmente injusta do trabalho das autoridades”.

Um dado negativo do levantamento estatístico feito pela PSP cifra-se no aumento de 6% da sinistralidade rodoviária (ainda que com diminuição do número de feridos ligeiros e graves e não se ter registado qualquer fatalidade) e no aumento de detenções por condução sob o efeito de álcool ou sem carta de condução. O Presidente da Câmara apelou a “tolerância zero” por parte das autoridades neste capítulo: “é fundamental para a segurança da cidade que a PSP mantenha a eficácia da fiscalização e até a aumente, se tal for necessário, porque esses comportamentos de risco pertencem ao passado e um dia a fatalidade pode tocar-nos a nós”.

Relativamente à problemática dos incêndios, foi apresentado ao Conselho um aumento nos incêndios urbanos, principalmente no inverno, de 2018 para 2019. Tal deveu-se sobretudo a descuidos por parte da população ou mau funcionamento de eletrodomésticos.

Aires Pereira frisou a importância de sensibilizar a população para este crescente problema dos incêndios urbanos e apontou para a necessidade de criação de campanhas de sensibilização que minimizem significativamente estes incêndios.

A estratégia de combate aos incêndios florestais também passa pela prevenção, conforme salientou o edil, que destacou as vistorias ao terreno, o sistema de limpeza florestal e a sinalização atempada dos focos mais problemáticos como prioridade, no âmbito do sistema de limpeza florestal contra incêndios.

O Conselho Municipal de Segurança da Póvoa de Varzim é uma entidade de âmbito municipal, com funções de natureza consultiva, que visa promover a articulação, a troca de informações e a cooperação entre entidades que, na área do Município da Póvoa de Varzim, têm intervenção ou estão envolvidas na prevenção e na garantia da inserção social e da segurança e tranquilidade das populações.

Nas reuniões do Conselho Municipal são discutidas ideias que contribuam para o aprofundamento do conhecimento da situação de segurança na área do município através da consulta entre todas as entidades que o constituem; são formuladas propostas de solução para os problemas de marginalidade e segurança dos cidadãos na área do município da Póvoa de Varzim e participar em ações de prevenção; é promovida a discussão sobre medidas de combate à criminalidade e à exclusão social na área do município; e são aprovados pareceres e solicitações a remeter a todas as entidades que julgue oportuno e diretamente relacionados com questões de segurança e inserção social.