Muitos serão os portugueses a prestar o seu apoio à seleção nacional viajando para o Brasil e assistindo aos Jogos do “Campeonato do Mundo da FIFA – Brasil 2014”.
O Centro de Informação Autárquico da Póvoa de Varzim (CIAC) não podia deixar passar este acontecimento sem antes alertar o consumidor para as precauções que deverá tomar antes e durante a viagem.
Deverá o consumidor, antes de partir, informar-se devidamente: acerca dos documentos necessários; dos direitos dos passageiros aéreos; certificar-se da qualidade do alojamento, dos meios de transporte para deslocação na cidade e como chegar ao estádio; dos cuidados a ter com as compras e serviços de restauração; quais os meios de pagamento aceites pelos comerciantes locais; como evitar uma fatura de telemóvel astronómica e os quais os números de emergência disponíveis.
Aqui deixamos algumas dicas do Guia do Consumidor de apoio à Seleção.
Comprar bilhetes para jogos:
O sítio oficial para a compra de bilhetes para os jogos é http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/ticketing/apply-for-tickets/index.html, todos os outros poderão representar um risco.
Compras no Brasil:
As compras diretamente efetuadas nos estabelecimentos comerciais não podem ser devolvidas, já as compras realizadas pela internet ou telefone, têm um prazo de reflexão de 7 dias, quer isto dizer, que em caso de “arrependimento” poderão ser devolvidas com a respetiva restituição do preço pago.
Defeito dos bens:
Se comprar um bem, e só posteriormente detetar que se trata de um bem defeituoso, tem o prazo de 30 dias para reclamar, no caso de bens perecíveis, e 60 dias no caso de bens duradouros (roupas, telemóveis…).
Telemóveis:
As tarifas de roaming não são iguais às aplicadas na União Europeia. Para evitar faturas com valores elevados, é aconselhável que no Brasil, compre um cartão de uma operação nacional, e poderá assim desligar o seu serviço de roaming.
Comer e Beber no Brasil:
Os restaurantes e bares não têm regras de encerramento.
Poderá apenas proceder a pagamentos com cartões de Visa/Mastercard, nos estabelecimentos que têm expressamente esta informação á entrada. O pagamento em dinheiro é sempre aceite.
É normal deixar uma gorjeta de 10% para o empregado, este valor poderá vir incluído na fatura, no entanto não é obrigatório, pontanto de não quiser deixar a gorjeta pode pedir para retirar o valor da fatura.
É proibido fumar em sítios fechados em recintos fechados, incluindo bares e restaurantes.
Saúde e emergência:
Os serviços públicos de saúde são gratuitos.
Números de emergência
Polícia – 190
Bombeiros – 193
Emergência médica – 192
Aconselha-se a consulta do guia completo em http://cec.consumidor.pt.
Em caso de dúvida não hesite em contatar o Cento de Informação Autárquico ao Consumidor da Póvoa de Varzim, CIAC, através do correio eletrónico ciac@cm-pvarzim.pt, ou por telefone com o número 252 090 194.