Realizou-se, esta semana, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma reunião para a constituição da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais que decorre da entrada em vigor do Decreto de Lei nº82/2021, de 13 de Outubro.
Com o objetivo único de constituir a Comissão, a reunião foi presidida pela Vereadora do Pelouro do Ambiente, Sílvia Costa, que fez a apresentação dos diferentes elementos.
Já faziam parte da Comissão, até então designada por Comissão Municipal da Defesa da Floresta (CMDF), as seguintes entidades: os Bombeiros, as Forças de Segurança (GNR, através da representação do posto local e do SEPNA, e PSP), o Serviço Municipal de Proteção Civil, um representante de cada freguesia do concelho, a Portucalea – Associação de Produtores Florestais do Grande Porto, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a E-Redes, a concessionária Autoestradas Norte Litoral e a IP – Infraestruturas de Portugal, tendo sido secretariada pelo Gabinete Técnico Florestal da Póvoa de Varzim.
A estes juntam-se, agora, a Polícia Municipal e outras entidades convidadas, designadamente o Clube de Caçadores da Estela, a Cooperativa Agrícola da Póvoa de Varzim e o Centro do Clima da Póvoa de Varzim.
A Vereadora agradeceu a presença de todos e referiu-se às responsabilidades da Comissão Municipal anunciando, para breve, a aprovação do Regimento de funcionamento da mesma.