A infeção, que pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como pneumonia, é transmitida pessoa a pessoa, embora esteja ainda em investigação a via de transmissão exata. As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda, tais como tosse, febre e dificuldade respiratória, ou, em casos mais graves, levar a insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considera que existe, de momento, uma probabilidade moderada de importação de casos nos países da União Europeia/Espaço Económico Europeu (UE/EEE). No entanto, a probabilidade de transmissão secundária do vírus na referida área geográfica é baixa, desde que sejam cumpridas as práticas de prevenção e controlo de infeção adequadas.

Não tendo sido reportado qualquer caso em Portugal, não estão indicadas medidas específicas de proteção. Ainda assim, a Direção-Geral da Saúde recomenda uma série de medidas de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar, de modo a reduzir a exposição e propagação da doença:

  • Evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias; 
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes; 
  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo); 
  • Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.

Viajantes regressados das áreas afetadas que apresentarem sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, devem ligar para o número 808 24 24 24 (SNS24), antes de se deslocarem a um serviço de saúde, informando sobre a sua condição de saúde e história de viagem, seguindo as orientações indicadas.  

Importa ainda sublinhar que os coronavírus não sobrevivem por longos períodos em objetos, pelo que as pessoas que receberem encomendas ou cartas provenientes da China não estão em risco de ser infetadas.

Para mais informações consulte a página da Direção-Geral da Saúde e fique a par de todo o material informativo disponibilizado sobre o 2019-nCoV.