Além das intervenções nas Mesas, os mais de 100 autores convidados do Correntes d’Escritas participam em diferentes iniciativas como Conversas Correntes, Residências Literárias, Sessões nas Escolas ou Correntes Itinerantes.
Mais íntimas e de maior proximidade entre os participantes e o público, a propósito de um livro, de uma experiência, de uma vida dedicada a literatura ou aos livros, a arte da palavra. Este ano, as Conversas Correntes juntam Patrícia Reis e Inês Pedrosa (homenagem a Maria Teresa Horta), António Monegal e Luís Caetano e Amélia Muge e Minês Castanheira.
Nesta 26.ª edição mais uma vez as Correntes se tornam itinerantes e partem em direção a todas as freguesias do concelho da Póvoa de Varzim para semear e colher os frutos das relações que se vem criando com estes novos protagonistas. São distintos os públicos, mais periféricos. Mas de escuta e partilha se tecem estas conversas com as gentes da Póvoa mais rural que também se unem em correntes.
Também o público escolar já se habituou a este Encontro que leva as palavras e as letras às escolas EB 2/3 e secundárias todos os anos em fevereiro, para momentos de partilha e curiosidade. Além disso, os alunos do 8.º ano estão convidados para assistir ao espetáculo “A Viagem de Camões”, de e por Pedro Beirão e Clara Fonseca Borges (Produção: Associação “Era Uma Voz”), no dia 20 de fevereiro, às 10h30 e 14h30, no Auditório Municipal.
Vai já na sexta edição a atividade Correntes em Rede – Curso de formação de professores, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares o Centro de Formação de Professores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, de 18 a 22 de fevereiro em vários palcos das Correntes. Este ano, mais uma vez com curadoria de Raquel Patriarca, o curso coloca, em diálogo com os professores, Amélia Muge, Margarida Vale de Gato, Ricardo Fonseca Mota e a argentina Natalia Porta-López a trabalhar à volta do Encontro na sua forma mais abrangente e plurifacetada.
Depois do sucesso da edição do ano passado tornou-se imperativo, em 2025, dar continuidade à problemática da tradução com o II Encontro de Tradução com o tema “A Tradução literária: visibilidade, valorização, posicionamento” e com curadoria de Michael Kegler.
Alda Rodrigues, Carlos da Veiga Ferreira, Clara Capitão, Gisela Casimiro, Guilherme Pires, Harrie Lemmens, Inês Pedrosa, Margarida Vale de Gato, Nuno Quintas, Odile Kennel, Sara Veiga irão dividir-se em quatro mesas, moderadas por Michael Kegler, que terão lugar na Fundação Dr. Luís Rainha, e vão discutir a tradução nas suas mais diversas perspetivas.
Este ano, apresentar-se-á no evento uma nova proposta, Reviraverso, com a curadoria de Renato Filipe Cardoso, que juntará o folclore e a tradição com a contemporaneidade. Os Grupos Folcóricos do concelho da Póvoa de Varzim interpretarão velhos temas com novas palavras, e poetas contemporâneos escrevem novas letras para músicas antigas. Juntam-se assim, duas realidades improváveis.
No sábado, dia 22, pelas 14h30, os grupos folclóricos são convidados a apresentarem os novos temas no Correntes d’Escritas, no Largo Dr. David Alves. Daqui resultará um livro com todos os textos e ilustrações da atividade.
Consulte o programa completo e acompanhe a 26.ª edição do Correntes d’Escritas aqui.