O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim começou por descerrar a placa junto ao Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto, resultado de um investimento superior a 417 mil euros. Esta intervenção, feita na continuidade do Parque de Estacionamento da Matriz, surgiu com o objetivo de criar um novo acesso pedonal capaz de ligar, de forma direta e acessível, os munícipes ao comércio local.

Ao todo, e apenas nos últimos 5 anos, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim já investiu mais de 3 milhões de euros na valorização do centro da cidade, nomeadamente na melhoria de 17 arruamentos, na requalificação de uma área superior a 14 mil m² e na criação de novas centralidades.

Em seguida, Aires Pereira rumou até Argivai para participar no momento cultural de celebração da Reabilitação do Aqueduto da Póvoa de Varzim. Este monumento nacional totaliza um investimento de 611 mil euros, decorrente da aprovação da candidatura na área do Património Cultural no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020.

Depois de assistir à representação teatral feita pelos argivaienses remetendo à época da construção deste monumento notável, que contava inicialmente com 999 arcos e transportava a água desde uma nascente em Terroso até ao mosteiro de Santa Clara, o Presidente da Câmara usou da palavra para fazer um apelo à comunidade poveira: “cuidemos do nosso património público!”.

Aires Pereira destacou a importância de continuar a recuperação deste monumento que valoriza a freguesia de Argivai e o concelho da Póvoa de Varzim. Para tal, lembrou que é necessária a cooperação dos confrontantes, acrescentando que “isto não é de ninguém, é de todos”.