É uma organização do município da Póvoa de Varzim em parceria com o Museu Municipal e o Grupo de Amigos do Museu (GAM), que surge na sequência de cursos anteriores, procurando dar resposta a uma solicitação dos frequentadores do Museu: apresentar um conjunto de sessões onde fosse explicado, com exemplos concretos e adaptados à nossa realidade, o percurso da história da humanidade através da história da arte e da arqueologia.

Deolinda Carneiro e José Flores Gomes serão os orientadores desta ação que tem por objetivos divulgar e dar formação de índole cultural e patrimonial ao público em geral. As sessões decorrerão entre as 21h30 e as 23h00 dos dias: 28 maio, 04 junho, 11 junho, 18 junho e 25 junho. No final, os formandos terão direito a um diploma de participação.

O valor da inscrição é de 15€, sendo de 10€ para os sócios do GAM, funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e estudantes. Os interessados já se podem inscrever, contactando o 252 090 002 ou o do Museu Municipal.

O Curso Livre de Arte e Arqueologia ”Do Maneirismo ao Barroco” que se pretende seja aberto e participativo, terminará com algumas visitas a locais marcantes do nosso Património. Assim, estão agendadas duas visitas guiadas às igrejas da Junqueira, Capelas de Rates, Matriz e Misericórdia de Vila do Conde e Matriz da Póvoa de Varzim.