Arrancou, este sábado, a época balnear na Póvoa de Varzim, que se irá prolongar até ao dia 14 de setembro.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim marcou presença na cerimónia de abertura, que teve lugar na Marina da Póvoa, e assistiu à apresentação dos meios humanos e técnicos para a vigilância das praias poveiras e de Vila do Conde, por parte da associação “Os Golfinhos”.
Na sua intervenção, Aires Pereira sublinhou a importância da promoção diária de um trabalho associativo, de prevenção e com a segurança sempre em primeiro plano, permitindo que a vigilância continue a salvar vidas. Recorde-se que, nos próximos três meses, as áreas concessionadas passam a contar com vigilância permanente assegurada por nadadores salvadores. Diariamente, irão estar em atividade 93 nadadores-salvadores e oito meios móveis nas praias dos dois concelhos.
No final deste momento solene de abertura da época balnear, foram hasteadas, de forma simbólica, na praia do setor 1 da zona balnear da Zona Urbana Sul II, junto ao molhe norte do porto de pesca, as bandeiras que distinguem a qualidade das nossas praias: bandeira azul, de qualidade de ouro e de praia acessível.
A Póvoa de Varzim mantém, à semelhança dos anos anteriores, oito bandeiras azuis (Estela-Barranha, Paimó, Quião, Fragosa, Lagoa, Zona Urbana Norte, Zona Urbana Sul I e Zona Urbana Sul II) e sete bandeiras “Qualidade de Ouro” da Quercus (Estela-Barranha, Paimó, Codixeira, Quião, Fragosa, Zona Urbana Norte e Zona Urbana Sul II), garantindo a qualidade de todas as zonas balneares.