Daniel Completo e Luísa Ducla Soares, uma das mais completas autoras de literatura para crianças, são os convidados desta iniciativa que coloca as crianças em contacto com escritores. Para além disso, permite-lhes conhecer as suas obras, como será o caso de Poemas e Canções para todas as ocasiões, um dos livros destes autores.

Há, ao longo do ano, acontecimentos que vale a pena recordar. Uns fazem parte da história, outros ligam-se a lendas, à religião, à família. Com Poemas e Canções para todas as ocasiões podem os professores, os pais e as crianças explorar o sentido de cada data, de mão dada com a poesia, a cantar.

Poemas dos livros Lendas e Romances, O Jantar dos Animais e O Som das Palavras serão também cantados por estes dois autores.

Teatrices é uma iniciativa criada e desenvolvida pelo Serviço Educativo do Cine-Teatro Garrett, dirigida a todas as instituições educativas do concelho, públicas e privadas, nomeadamente, jardins de infância e escolas do primeiro ciclo do ensino básico.

As Teatrices pretendem despertar o interesse das crianças pela arte do Teatro, desenvolver o espírito crítico e incentivar a criatividade e o imaginário.