Já está nas livrarias a obra que agrega os trabalhos distinguidos pelo Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas/Porto Editora, cuja primeira edição teve como cenário o X Correntes d’ Escritas, realizado em Fevereiro de 2009 na Póvoa de Varzim.

Dirigido às escolas e aos alunos do 4.º ano do ensino básico, o prémio literário que deu origem ao livro, teve como objectivo premiar trabalhos colectivos originais, promovendo, dessa forma, o gosto pela leitura e pela escrita nos mais pequenos.

A EB1/JI de Aires, em Palmela, vencedora do 1º Prémio a concurso, abre o livro com o conto Um Susto e um Presente. O Externato O Paraíso dos Pequeninos, de Lourosa, e o Externato O Patinho Feio, da Amadora, segundo e terceiro classificados, respectivamente, concluíram o pódio e a primeira parte da obra. A EB1/JI de Neves, a EB1 São João de Brito e a EB 1 de Aldeia Nova, graças às menções honrosas que as distinguiram, também oferecem à leitura os seus contos ilustrados. Os alunos da Escola Primária de Eich, no Luxemburgo, viram, igualmente, os seus desenhos reproduzidos nas páginas do Correntes d’ Escritas.

Integralmente concebidas por talentos de palmo e meio e expondo, sem reservas, um imaginário que vai deixando de estar ao nosso alcance, as histórias e as ilustrações deste livro, editado pela Porto Editora proporcionam aos mais adultos excelentes momentos de leitura. Espera-se, de igual forma, que a obra represente uma motivação extra a todas as escolas para que concorram à próxima edição do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas/Porto Editora.

No dia 6 de Agosto, pelas 21h30, far-se-á, na Feira do Livro da Póvoa de Varzim, o lançamento deste livro e será apresentado o Regulamento para a edição 2010 do Prémio, já com algumas pequenas alterações.