O concurso «Delícia de Rabanada», que visa a promoção do ex-libris da doçaria tradicional poveira, é um evento perfeitamente consolidado no programa de animação da época natalícia na Póvoa de Varzim e este ano terá cerca de 20 participantes a concurso.

Como habitualmente, promete-se uma tarde de animação onde, para além da classificação atribuída pelos elementos do júri, haverá também lugar a um Prémio do Público, definido a partir da avaliação feita pelos presentes. As rabanadas a concurso serão disponibilizadas ao público através da compra de senhas de «prova», sendo a verba conseguida sorteada a favor de uma IPSS do concelho. Para além disso, haverá uma Feira da Rabanada, com a venda de doces premiados em anteriores edições.

O objetivo do Concurso Delícia de Rabanada tem sido, para além da consolidação da imagem e divulgação deste doce a nível local e nacional, promover a sua dinâmica comercial, notando-se claramente, ao longo dos últimos anos, um aumento significativo do número de estabelecimentos que já têm a rabanada poveira na sua oferta. O mesmo fenómeno já é visível em restaurantes fora da Póvoa, o que é um excelente indicador da qualidade e versatilidade deste produto.