De 26 a 29 de março, a Praça do Almada será transformada na Praça do Chocolate, uma iniciativa do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. O chocolate será o ponto de partida para a criatividade, o convívio e a descoberta nesta ação que irá celebrar um dos sabores mais simbólicos da Páscoa.
Durante quatro dias terá a oportunidade de provar as especialidades que mais de 20 empresas vão levar até ao centro da cidade. Embora o chocolate seja o protagonista do evento, haverá petiscos e bebidas para se deliciar com o produto “estrela”.
Tendo sido pensada para ser usufruída por todos, o evento irá contar com uma programação original e sensorial dedicada, sobretudo, ao público infantil e às famílias, incluindo ateliers, workshops e momentos de animação que prometem unir aprendizagem, diversão e, claro, muito chocolate.
No primeiro dia da Praça do Chocolate, quinta-feira, a programação arranca com o atelier criativo “Pintar com Chocolate”, uma oportunidade de explorar a pintura com chocolate em papel alimentar, decorar bolachas com chocolate derretido e participar numa experiência sensorial que envolve cheiro, textura e temperatura. A partir das 21h00, a cantora Cíntia Fonseca levará até à Praça êxitos da música brasileira.
No segundo dia, sexta-feira, realiza-se o workshop “Pequenos Chocolatiers”, uma abordagem à origem do cacau e às suas curiosidades; moldagem de bombons, decoração com toppings e criação de embalagens personalizadas para levar para casa. A cantora Susana da Costa irá atuar às 21h00 e irá interpretar músicas portuguesas e estrangeiras bem conhecidas do público.
Já no terceiro dia, sábado, as famílias vão poder participar na construção de mini esculturas de chocolate, enfrentar desafios criativos em conjunto e registar o momento numa sessão fotográfica temática durante o atelier “Chocolate em Equipa”. Não perca a atuação de Diogo Martins Neves, às 15h00, e o Sunset que a Câmara Municipal preparou com a participação do DJ Gui Mees, a partir das 18h00.
Quanto ao último dia, domingo, será marcado pelo workshop “Sensorial & Criativo”, provas guiadas de diferentes tipos de chocolate, oficinas de decoração artística e uma atividade surpresa final, que poderá incluir a preparação de chocolate quente gourmet personalizado. O encerramento da animação da Praça vai caber aos Gatunos, a tuna académica masculina do Politécnico do Porto, a partir das 16h00.
As pinturas faciais não poderiam faltar num evento dedicado ao convívio familiar e vão marcar presença durante todo o evento, bem como animação de rua alusiva ao tema.
Poderá visitar a Praça do Chocolate nos seguintes horários: das 15h00 às 23h00, no dia 26 de março; das 11h00 às 23h00, nos dias 27 e 28 de março; e das 11h00 às 20h00, no dia 29 de março.




