Respondendo a um desafio lançado pelo Pelouro da Educação, em pareceria com o Pelouro do Ambiente, mais de 1300 crianças marcaram presença, provenientes de escolas de ensino pré escolar e 1º ciclo, enchendo as bancadas do Pavilhão e desfilando depois no palco montado no centro do recinto.  No entanto, os pequenos modelos não exibiram as últimas tendências da moda, antes mostrando o que muita imaginação pode fazer a partir de matérias recicláveis. E foi vê-los desfilar, utilizando materiais tão diversos como cartão, folhas de jornal ou plástico, com fatos alusivos à Primavera.

Manuel Angélico, vereador do Pelouro do Ambiente, esteve presente no desfile, assinalando a “abordagem das escolas todos os anos, trazendo os fatos, marcados por muita imaginação, a cada ano mais ricos”. O vereador referiu ainda que “o uso de material reciclado no desfile é um incentivo às reciclagem e transmite valores que depois as crianças ‘ensinam’ aos pais”.

O Desfile da Primavera terminou com a entrega de lembranças a todas as escolas presentes, elaboradas pelos utentes do MAPADI, também feitas a partir de materiais recicláveis, como fez questão de referir Luís Diamantino, vereador do pelouro da Educação, também ele presente neste evento.  O município ofereceu ainda um pequeno lanche a todos os participantes.

Presentes estiveram o Grande Colégio, o Centro Social e Bem Estar de S. Pedro de Rates, o Centro Social Monsenhor Pires Quesado, o Centro Social Bonitos de Amorim, o Centro Social e Paroquial de Terroso, o MAPADI,  o Instituto Madre Matilde, o Centro Social e Paroquial de Navais, o Centro Social da Paróquia de Beiriz, os jardins de infância  do Teso, do Século, Monsenhor Pires Quesado, “Pedra Branca”, “O Ribeiro”, e de Navais e o Jardim Escola Santo António. Do 1º ciclo estiveram presentes a EB1 de Navais, de Paçô (Terroso), de Aldeia Nova, de Refojos, do Desterro e a EB1 Nova.

O Desfile da Primavera contou ainda com a actuação de um grupo de alunos da academia Centro do Corpo.