A desfolhada é um trabalho agrícola em que se retira a espiga (ou maçaroca) da planta que se chama milho. Antigamente, em outubro, as desfolhadas faziam parte do ciclo dos serões das aldeias. Hoje em dia, esta tradição já não está tão viva nas nossas aldeias. Segundo a tradição, adultos e crianças fazem uma roda à volta do milho, desfolhando-o à procura do milho rei, a espiga vermelha, para poder saudar o público presente. Quando a pessoa que desfolha encontra esta espiga, tem que dar um abraço a todas as pessoas presentes.

A desfolhada termina sempre com uma festa, com comes e bebes, ao som do acordeão e de um baile.

A Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém mantem esta tradição com um grupo de Concertinas que animará o espaço improvisado, com músicas típicas que se costumam cantar nesse dia festivo. No final da “labuta”, homens e mulheres confraternizarão com um lanche, trocando experiências e costumes desta tradição rural.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.