A Leicar, em S. Pedro de Rates, acolheu a 4.ª edição do "Destraumatizar", no passado sábado.
O evento, organizado pela Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário de Macieira de Rates, compreendeu uma grande variedade de atividades na área da saúde com destaque para a realização de bancas práticas e workshops do primeiro campeonato nacional de trauma.
A Vereadora do Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, esteve presente na entrega de prémios a todos os que se destacaram nesta atividade e destacou a importância da área de foco deste dia de ações, a emergência pré-hospitalar, e a elevada adesão por parte das 20 delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, de norte a sul do país, e dos 150 voluntários presentes no evento.
O Centro Humanitário de Macieira de Rates desenvolve um conjunto de respostas sociais para idosos, crianças e famílias e assegura o serviço de emergência e transporte de doentes 24 horas por dia. A localização do Centro tem um impacto estratégico, permitindo abranger uma área significativa dos concelhos de Barcelos, Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.