O Arquivo Municipal irá comemorar o Dia Internacional dos Arquivos, no dia 9 de Junho, com uma conferência proferida por Maranhão Peixoto (Arquivista e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende), intitulada “Os Arquivos Municipais e a Cidadania”. O evento irá ter lugar pelas 18h00.
Esta não é uma estreia para o autarca no Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim, sendo que é uma visita regular na Casa da Memória poveira. O especialista nasceu em 25 de Dezembro de 1963, na freguesia de Mar, concelho de Esposende. Licenciado em História (1986) e pós-graduado em Ciências Documentais, opção de Arquivo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1988).
Para além da conferência, decorrerão durante todo o dia visitas guiadas ao espaço físico e acervo do Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim. A inscrição nestas visitas é individual e gratuita, devendo ser feita até ao dia 6 de junho, pelo telefone 252 050 003 ou pelo endereço eletrónico arquivomunicipal@cm-pvarzim.pt.
O objetivo primordial destas visitas é mostrar ao público o serviço de arquivo, os fundos custodiados e outras questões inerentes ao funcionamento da atividade arquivística.
Celebrado a 9 de Junho, o Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do CIA (Conselho Internacional de Arquivos) realizada no Québec, em Novembro de 2007. Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente a 9 de Junho de 1948, que a UNESCO criou o CIA. O objetivo da criação de um Dia Internacional de Arquivos é proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos em todo o mundo.