A efeméride foi a data escolhida para assinalar o primeiro ano do projecto “Operação Restauração 5 Estrelas”, iniciado a 18 de Maio. A forte aposta do Pelouro do Ambiente nesta iniciativa foi recompensada, tendo em conta os números apresentados ao início da tarde de hoje.

O primeiro estabelecimento aderente a este projecto, o Restaurante “Marinheiro”, foi o espaço escolhido para fazer o balanço do projecto, momento que contou com a presença de Manuel Angélico, vereador do Pelouro do Ambiente, e Fernando Leite, administrador da Lipor, a empresa parceira do município neste projecto. Os números são reveladores do sucesso: recolheram-se 961 toneladas de resíduos, o que traduz, segundo a empresa “a excelente participação de todos os utentes deste serviço pioneiro na Póvoa de Varzim”; o número de estabelecimentos aumentou 51% desde o início da operação atingindo os 100 estabelecimentos aderentes; e 0% é a percentagem de cargas não-conformes, ou seja, não aproveitadas.

dia_ambiente 01
Momento da entrega do saco de correctivo ao restaurante “Marinheiro”

Face a estas conclusões não é difícil adivinhar a satisfação do autarca e de Fernando Leite, que não deixou de congratular o município pela excelente adesão e também pelo esforço de cada estabelecimento no sentido de fazer uma correcta separação dos resíduos. Este esforço foi hoje reconhecido, já que a cada estabelecimento aderente foi distribuído, durante a tarde, um saco de correctivo orgânico, fruto da sua separação. João Gomes, em representação do restaurante “Marinheiro”, recebeu um saco de correctivo orgânico, e aproveitou para pedir mais contentores e deixar patente a sua satisfação por ter aderido, desde a primeira hora, a este projecto de protecção ambiental.

Recorde-se que o projecto “Operação Restauração 5 Estrelas” consiste na recolha, junto de restaurantes aderentes, de resíduos sólidos orgânicos, posteriormente transformados num correctivo orgânico, através do processo de compostagem.

dia_ambiente 02

No entanto, as actividades para assinalar o Dia Mundial do Ambiente começaram logo pela manhã, com uma visita à Lixoteca, estacionada no exterior da Biblioteca Municipal. E se normalmente esta actividade é aconselhada a crianças do ensino básico, hoje os visitantes foram autarcas e técnicos municipais, encabeçados por Manuel Angélico. A visita ao autocarro, transformado em unidade móvel de sensibilização, mereceu grande entusiasmo por parte dos “graúdos”, que não se coibiram de participar nos jogos interactivos, que servem de instrumento de aprendizagem sobre os correctos comportamentos ambientais.
A inauguração da “Ecoteca”, também na Biblioteca Municipal, foi o passo seguinte. Este espaço consiste numa área de leitura onde são disponibilizados livros e diversos materiais relacionados com a temática ambiental, uma tentativa de promover a consciência ecológica entre a comunidade, local e escolar.  E são muitos os livros disponíveis, respeitando uma grande variedade de temas, a convidar a uma leitura partilhada entre crianças e adultos.

dia_ambiente 03

Cá fora, ainda durante a manhã, começavam a chegar as primeiras crianças para visitar a Lixoteca e participar nas oficinas de reutilização, com a pintura de sacos de pano, e nas oficinas de reciclagem de papel, duas actividades que se voltaram a repetir durante a tarde. Participaram alunos da Escola dos Sininhos, da Escola do Desterro e da Escola Nova.
Recorde-se ainda que já é possível consultar as análises à qualidade das águas balneares, feitas quinzenalmente, no portal municipal. Os resultados podem ser consultados aqui.
Estas foram as grandes actividades do dia, que se dirigiram ao público infantil e ao sector da restauração. Para o público em geral, o Econcentro de Laundos distribuiu, durante todo o dia, sacos de correctivo orgânico a quem depositou resíduos verdes na respectiva caixa, lá colocada para o efeito. A Biblioteca Municipal fez uma oferta semelhante, distribuindo 200 mini-sacos de correctivo orgânico a utentes.