Durante toda a tarde foram prestados esclarecimentos acerca de diversos temas, sempre com o objectivo de informar para proteger. Consumidores informados conhecem os seus direitos e deveres, daí o CIAC considerar de extrema importância esta acção que, além de esclarecer, também divulga o próprio Centro, serviço instalado na Câmara Municipal, na Praça do Almada, desde Junho de 2008. Neste espaço são recepcionadas e acompanhadas reclamações, mediados conflitos de consumo e encaminhadas as queixas para as entidades competentes para a sua resolução, quando a mediação não resulte ou não seja da sua competência.

A partir das 20h00, o CIAC esteve na Escola EB 2/3 de S. Pedro de Rates para dar uma “aula” sobre direitos e deveres dos consumidores aos formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos. Como informar é um dos principais objectivos deste serviço, o Centro desloca-se frequentemente a escolas e outras instituições educativas para conversar sobre vários temas que interessam aos consumidores. As marcações prévias devem ser efectuadas através dos seguintes contactos: 252 090 194 (telefone); 252 090 010 (fax); ciac@cm-pvarzim.pt (correio electrónico).

No dia 24 de Março, próxima quarta-feira, a comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor continua. O CIAC da Póvoa de Varzim vai realizar, um debate sobre o “Novo Regime do Crédito ao Consumo”. As inscrições estão abertas até sexta-feira, dia 19 de Março.