No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, 15 de março, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor da Póvoa de Varzim (CIAC) irá promover a realização de sessões pedagógicas direcionadas para os jovens consumidores e uma conferência alusiva ao tema.
As sessões pedagógicas, destinadas a alunos do 9º ao 12º ano, terão lugar das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto. Dirigidas pelo Banco de Portugal, as sessões serão subordinadas aos temas “Quem não tem dinheiro não tem vícios” e “Pagamentos mágicos…mas nem tanto”, com apresentação de Cláudia Alves e Maria Helena Marques. Estas versarão assuntos como a “Gestão do Orçamento” e o “Crédito”, com o objetivo de garantir que os jovens estudantes estão devidamente alertados e preparados para os perigos das compras por impulso e das possíveis fraudes relativamente aos pagamentos online.
O debate, aberto ao público, irá realizar-se das 14h30 às 16h30, no Diana-Bar e terá como tema principal “Cidadão Esclarecido…Consumidor Prevenido”. Nesta conferência serão focadas as problemáticas do “Engodo dos Rastreios Médicos” e dos “Produtos Milagrosos”, com apresentação de Ângela Simões, diretora do Centro de Formação de Consumidores da associação portuguesa do Direito de Consumo (apDC) e dos “Contratos por Telefone” e “Assédio dos Concursos Televisivos”, com apresentação de Mário Frota, diretor do Centro de Estudos de direito de Consumo da apDC.
Esta iniciativa conta com o apoio do Banco de Portugal, da Associação Portuguesa de Direito de Consumo e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.