A iniciativa lança o desafio aos munícipes para pensarem como arquitetos. Que outros edifícios emblemáticos existem na cidade? Por forma a deixarem a sua marca na cidade, os participantes serão convidados a construir uma maquete de um edifício original com uma função única projetada para uma zona especial da cidade.

Com a conceção e orientação de Paulo Jesus, esta oficina destina-se a famílias com crianças a partir dos 6 anos de idade. É gratuita, mas requer inscrição até ao dia 16 de outubro, através do email cine-teatrogarrett@cm-pvarzim.pt.

Paralelamente, será promovida uma visita orientada à exposição, no dia 23 de outubro, às 18h00. Igualmente com conceção e orientação de Paulo Jesus, esta visita orientada destina-se a todos os interessados e é gratuita, mas requer inscrição até ao dia 21 de outubro, através do email cine-teatrogarrett@cm-pvarzim.pt.

“Siza, Além da Póvoa” celebra as conhecidas casas Beires e Alves dos Santos e os projetos que as foram informando, como o pátio da Casa Rocha Ribeiro, na Maia, ou as janelas guilhotina da Casa Alcino Cardoso, em Moledo. As aparentes ruínas são uma espécie de manifesto sobre a identidade do vazio. O tema do pátio continua presente em 2019, aquando do não construído Centro Cultural Eça de Queiroz, projeto que se expõe ineditamente agora.

A exposição estará patente no Diana Bar até ao dia 31 de outubro de 2025.