O Assessor do Pelouro do Desporto, Jorge Castro Lopes, procedeu à abertura do evento, que contou com a intervenção de várias figuras ilustres, casos de Dimas Pinto, professor universitário e formador; João Santos, coordenador deste Plano de Desenvolvimento; Sérgio Cupertino de Miranda, Presidente da Associação de Ténis de Mesa do Porto; Pedro Moura, Presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa; Fu Yu, atleta olímpica; Isidro Borges, presidente do Clube de Ténis de Mesa de Mirandela; Mário Pedro Couto, treinador do Ala de Gondomar e formador, Pedro Rufino, melhor treinador Mundial e campeão Europeu 2014 e do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

O autarca aproveitou a oportunidade para recordar o papel de Dimas Pinto, Pedro Falé e Jorge Castro Lopes no lançamento do projeto em 1991, enaltecendo que “nada disto seria possível se não houvesse disponibilidade e colaboração de muita gente que fez com que este plano fosse acontecendo ao longo destes 25 anos.”

Aires Pereira deixou uma palavra a todas “as associações e os agentes desportivos do concelho, que se reúnem uma vez por semana, que organizam as competições e vão a casa buscar os atletas, mesmo com as dificuldades financeiras que este tipo de associações tem, assumindo a responsabilidade de nos substituírem e levarem os nossos filhos em viagens fora da terra.”

Quando o projeto se iniciou “não havia condições, não havia mesas, raquetes, bolas nem salas. Este longo caminho que todos fizemos fez com que hoje todas as associações tenham o seu espaço, tenham equipamento e tenham evoluído sob o ponto de vista técnico, com diversas ações de formação, uma vez que nós passamos da fase de aprendizagem para um nível competitivo já bastante assinalável”, afirmou Aires Pereira, que se mostrou orgulhoso pela presença constante de atletas de topo do ranking nacional nos torneios da Póvoa de Varzim.

O edil explicou as razões do sucesso do Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa na Póvoa de Varzim através da “matriz de promoção do desporto, da amizade e da melhoria das instalações” e enalteceu a importância deste projeto na formação de melhores cidadãos, destacando que a Póvoa de Varzim é o concelho com menor taxa de toxicodependência jovem no distrito do Porto.

No final do Colóquio Comemorativo, o Presidente da Câmara Municipal e o Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Desporto, Luís Diamantino, entregaram algumas lembranças numa merecida homenagem a atletas, treinadores, dirigentes e imprensa local ligada à modalidade. Nessa cerimónia, foi apresentado um livro que relata sucintamente a história dos 25 anos do Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa.

A preceder a abertura do evento, às 16h30, foi inaugurada uma exposição temática sobre o historial do Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa.

O Colóquio Comemorativo dos 25 anos proporcionou um momento público de enaltecimento do projeto, que hoje em dia reúne um envolvimento superior a meio milhar de agentes desportivos em representação de dez instituições associativas.