A visita teve início em São Pedro de Rates, onde foi dada a conhecer a Igreja Românica e toda a zona histórica da vila. Depois de conhecer este monumento nacional do século XII-XIII, e tendo em conta que a sua área de trabalho é a sustentabilidade ambiental, Louisa Hooper reuniu com o grupo de trabalho do Centro do Clima.

A reunião decorreu na sede da Junta de Freguesia de Rates, durante a qual foi apresentado o projeto do Centro do Clima, primeiro no país, criado com propósito de conseguir alterar a consciência da comunidade, preparando-a para o desafio das alterações climáticas.

Este é o início de um caminho, que se antevê de estreita colaboração entre o Município da Póvoa de Varzim e a Fundação Calouste Gulbenkian, que se consubstanciará com a participação numa iniciativa já agendada para o próximo mês. Assim, e no dia 10 de novembro, o Centro do Clima vai fazer-se representar na Conferência “Ação Climática e Participação Pública”, que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Coube à Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, receber a Diretora Interina da Delegação de Sustentabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian no Reino Unido, Louise Hooper, no Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira. Nesse espaço, foi explicada a importância do artesanato para a comunidade poveira, assim como o trabalho desenvolvido pela autarquia na produção sustentável e certificada de produtos locais.