A cerimónia contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, que agradeceu a confiança que a família de Ezequiel de Campos depositou na instituição e se manifestou “honrado” por receber o espólio de um “homem plurifacetado, uma figura de proa que ultrapassou fronteiras, um dos maiores poveiros e um pioneiro no plano de urbanização do Porto e da Póvoa de Varzim”. O autarca destacou a importância que esta obra terá para o património poveiro, tornando-se assim num “tesouro cultural e numa memória coletiva” da cidade.

Maria Teresa Pinto mostrou-se satisfeita por ter feito a “escolha certa” ao entregar o espólio do avô a “uma terra que ele muito prezava e que certamente irá cuidar bem do seu património”.

Constituído por um conjunto de documentação que ilustra o percurso profissional e intelectual do seu autor, o espólio documental de Ezequiel de Campos contém: manuscritos dos seus trabalhos publicados, textos de conferências, apontamentos e cadernos de apontamentos, documentos biográficos, fotografias, mapas e projetos, objetos, recortes de jornais e livros (cerca de 1800 exemplares – ensaios portugueses e estrangeiros, e livros da autoria de Ezequiel de Campos). Destaca-se o conjunto de correspondência: cartas, cartões e bilhetes-postais que refletem as relações profissionais, de amizade e politicas de Ezequiel de Campos.

O espólio, que será incorporado na secção de Bibliotecas Particulares da Biblioteca Municipal, representa o reconhecimento do trabalho de recolha e tratamento de espólios e bibliotecas particulares que tem sido desenvolvido nos últimos anos pela instituição.

À Biblioteca Municipal caberá agora a importante tarefa de inventariar, tratar e acondicionar todo o espólio doado antes de permitir a sua consulta pública, à semelhança de todos os espólios que têm sido entregues à sua guarda. Está ainda prevista a digitalização de documentação e a elaboração de um catálogo com a descrição documental, que funcionará como instrumento de pesquisa para futuras investigações.