Assim sendo, e tendo em conta que o jogo é uma actividade de lazer ligada à Póvoa desde os inícios do séc. XX, o documento a ser divulgado no mês de Outubro é Acta da Câmara – Concessão à Póvoa de Varzim de Zona Temporária de Jogo (29 de Janeiro de 1929) Cota CMPV / 0047.

Esta acta revela que a Póvoa passou, nessa altura, a ser concessionária da Zona Temporária de Jogo: “… a onze de Setembro de mil novecentos e vinte e oito, o Governo fez concessão ou adjudicação do exclusivo dos jogos de fortuna ou azar, na Zona Temporária da Póvoa de Varzim, à Comissão Administrativa da Câmara Municipal deste concelho e a outros cidadãos…”. Oportunidade singular que viria a contribuir para o desenvolvimento económico, social, cultural, e mesmo urbanístico da vila.

Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.

Cada mês, um documento no portal municipal e na sua caixa de correio electrónico.