Papel, cartão ou embalagens são os materiais recolhidos através deste novo serviço, que será efectuado junto de restaurantes, cafés, mercearias ou pequenas indústrias. Técnicos da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos estão já a proceder a um levantamento dos estabelecimentos interessados, em todas as freguesias da Póvoa. A recolha efectuar-se-á entre uma a duas vezes por semana, conforme as necessidades dos aderentes. Com este novo serviço, Câmara Municipal e Lipor unem-se para atingir o objectivo de aumentar a reciclagem multi-material e expandir a recolha selectiva porta-a-porta.

A segunda viatura entregue destina-se à recolha de resíduos orgânicos, junto dos restaurantes aderentes à Operação 5 Estrelas. Recorde-se que esta recolha vinha sendo efectuada por uma viatura da Câmara Municipal, agora substituída por este novo veículo, com mais capacidade, o que vem também corresponder à necessidade dos estabelecimentos aderentes. De facto, no que respeita a esta acção de recolha de resíduos junto dos estabelecimentos de restauração, a Póvoa de Varzim regista um dos maiores números de aderentes quando comparada com outros municípios que acolheram esta iniciativa da Lipor.

recolha residuos organicos
Viatura para recolha de resíduos orgânicos

A atribuição destas duas novas viaturas é mais um “ponto marcado” pelo Pelouro do Ambiente, que tem lançado várias acções, por iniciativa própria ou em parceria com a Lipor, com o objectivo de manter a Póvoa de Varzim como “Um Concelho de Bom Ambiente”, um dos seus lemas. Entre essas acções contam-se a Educação Ambiental, dirigida ao público escolar, as campanhas de sensibilização, o projecto Terra à Terra, o melhoramento e construção de novas estruturas, como a rede de saneamento, a colocação de mais eco-pontos, etc. E tudo isto valeu ao município, em 2008, a atribuição do Prémio Cidades Limpas 2008.

Segundo informações da Lipor, na sua área de influência geográfica, em 2008, a quantidade de materiais separados e colocados para reciclagem nos Ecopontos, Ecocentros e Zonas de Recolha Selectiva porta-a-porta chegou às 55.467 toneladas. Na Póvoa de Varzim, entre 2005 e 2008, o número de toneladas de vidro, papel/cartão e embalagens recolhidas aumentou exponencialmente. No total, em 2008 foram recolhidas 2.926 toneladas de materiais recicláveis nos eco-pontos distribuídos pelo concelho. Em 2005, recolheram-se apenas 1.913 toneladas. É a nível das Embalagens, do eco-ponto amarelo, que se regista a maior subida – quase 200%. Em 2005 foram recolhidas 196 toneladas; em 2008 este número subiu para as 388 toneladas. No Eco-ponto azul coloca-se o papel e o cartão e, em 2008, os poveiros depositaram neste contentor 952 toneladas de material, mais 174% do que em 2005, ano em que foram colocadas 546 toneladas. E por último o vidro, do eco-ponto verde, e aquele que mais toneladas recolhidas registou.  A separação e deposição deste material registou uma subida na ordem dos 135% – 1171 toneladas em 2005, 1586 toneladas em 2008.

Para além dos eco-pontos espalhados por todo o concelho, os munícipes podem ainda entregar materiais para reciclagem no EcoCentro de Laundos. O município dispõe também de um serviço de recolha de resíduos de grandes dimensões, vulgo “monstros”. No portal municipal, na Loja do Ambiente ou através da Linha Verde 800 272 625 pode obter mais informações sobre este serviço.