“E-Aqui-in-Ocio nasce de um jogo de palavras por acharmos que nos momentos de ócio está a chave para pormos as pessoas a pensar e reflectir”, explicou Eduardo Faria, do Varazim Teatro. “Queremos que esses momentos de ócio sejam activos, positivos culturalmente”, continuou, avançado assim a primeira razão para a organização deste festival, que vai trazer a cena companhias teatrais portuguesas, espanholas e cubanas. A data para o seu início também não foi escolhida ao acaso, pois 21 de Setembro marca o equinócio de Outono, momento do ano em que o dia tem a mesma duração que a noite. Um equilíbrio que o Varazim Teatro tenta transpor para o programa do festival ao apostar em espectáculos “tanto diurnos como nocturnos, para crianças ou para adultos, na rua ou no interior, leves ou mais exigentes”.

“É um evento que vai enriquecer o panorama cultural da Póvoa de Varzim”, afirmou Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Cultura “e demonstra responsabilidade, demonstra que o Varazim Teatro não se contenta com o que tem, quer sempre mais”, dando assim conta da “dinâmica imparável” desta associação que “de uma forma sistemática tem trazido espectáculos de qualidade à Póvoa e tem sabido criar um público específico mas também variado”.

logo_e_aqui_in_ocio

Esta “edição zero”, como realçou Eduardo Faria, acontece também numa altura em que o Varazim Teatro comemora 10 anos de existência e para assinalar o facto a associação abre a programação do E-Aqui-in-Ocio  – Festival Internacional de Teatro na Póvoa de Varzim com um espectáculo na Biblioteca Municipal, local onde fizeram a sua primeira actuação, e lança, a 26 de Setembro (data do aniversário da constituição legal do Varazim Teatro) a revista Sub-Texto.

Entre 21 de Setembro e 6 de Outubro vão ser apresentados cerca de 17 espectáculos teatrais por cerca de 13 companhias vindas de Portugal ( sete companhias), Espanha ( cinco companhias) e Cuba (uma companhia). Programadas estão ainda várias iniciativas paralelas, sendo que o programa completo pode ser consultado no portal municipal, local onde pode encontrar ainda mais informações sobre o E-Aqui-in-Ocio.