Desde a Esplanada do Carvalhido até ao Porto de Pesca, acrobacias espectaculares e muito fogo de artifício e pirotecnia entretinham o público que maravilhado assistia a esta produção dos Samarkanda, Teatro de Badajoz (Espanha), “Vulcano”, uma história do Deus Romano do Fogo.

Pelo E-Aqui-in-Ócio passaram companhias de teatro de reconhecido mérito que proporcionaram grandes momentos teatrais durante o festival. Destacam-se três grandes referências do teatro espanhol: Teatro do Corsário, de Valladolid, Teatro Meridional, de Madrid e Samarkanda Teatro, de Badajoz. Recorde-se a peça “Aullidos”, trazida pelo Teatro do Corsário, um espectáculo de marionetas para adultos, com bonecos de grande dimensão e incrível realismo, no qual a fantasia, o erotismo e o humor surpreenderam os espectadores. De Espanha veio também o humor e a ironia, desta feita, da responsabilidade do Teatro Meridional, com “Calisto”. As anedotas cómicas e trágicas, os personagens reais ou fantásticos descritos por Calisto tornaram a sua presença solitária em palco num espectáculo humorístico de elevada qualidade.

Contamos, também, no último fim-de-semana do festival, com o Teatro Meridional, desta vez de Portugal, que apresentou a sua última produção “Contos em Viagem”, estreado em Cabo Verde e agora em digressão em Portugal, que ofereceu um espectáculo marcado pelo enorme talento, ao qual, aliás, esta companhia já habituou o público.

O E-Aqui-in-Ócio não esqueceu os mais novos que durante o festival puderam assistir a espectáculos especialmente realizados a pensar neles. Peripécias recheadas de surpresas, ritmo, humor e malabarismos proporcionaram momentos de boa disposição e muita alegria, despertando nas crianças o riso. A criatividade e o humor conjugaram-se nos espectáculos de marionetas infanto-juvenis que tiveram lugar no Diana Bar.

Para além dos prestigiados nomes do teatro português e estrangeiro que marcaram presença no E-Aqui-in-Ócio e das excelentes peças que apresentaram, destacou-se, na programação do festival, o lançamento da Revista Sub-Texto – 10 anos de Varazim Teatro, a registar os dez anos de existência desta associação cultural. Com esta publicação de reflexão cultural, o Varazim Teatro pretendeu documentar o historial do grupo bem como o testemunho de algumas pessoas que já passaram pelo Varazim ou marcaram presença na Temporada Teatral e, ainda, algumas reflexões de alguns nomes do teatro português e estrangeiro acerca do Varazim Teatro, do Teatro e da Cultura.

O decénio de vida do Varazim Teatro foi também recordado numa exposição que esteve patente no Auditório Municipal e onde estava retratado o trabalho desenvolvido por este grupo em prol da dignificação do Teatro e da Cultura na cidade da Póvoa de Varzim, um esforço crescente e determinante na conquista e sedimentação de públicos, na criação de uma actividade cultural de carácter regular que tem vindo a obter uma cada vez maior adesão por parte da população. Actualmente, contabiliza cerca de 32 000 espectadores em 113 espectáculos, 33 produções e perto de 100 associados.

Organizado pelo Varazim Teatro, com o apoio da Câmara Municipal, o É-Aqui-in-Ócio foi mais uma iniciativa de destaque na agenda cultural da Póvoa de Varzim a proporcionar diversos momentos de ócio até à abertura da Temporada Teatral. Poderá recordar todos os estes momentos aqui.