Hoje, pelas 22h00, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, o Varazim Teatro sobe, uma vez mais, ao palco numa singela homenagem à literatura, uma poderosa reflexão sobre a literatura, a realidade e a comunicação humana, com a peça “Leitor à Hora”. Nela, o seu autor José Sanchis Sinisterra procura levar o público até ao interior da sua obra. Lorena, a rapariga cega, constrói a realidade a partir dos textos que Ismael, um leitor contratado à hora pelo seu pai, lhe lê. Pela sua entoação, pelas suas pausas, pelo volume da sua voz, Lorena decide a vida, os pensamentos e os sentimentos deste leitor em particular. O público, surpreendido pelo contraste entre a informação obtida e a valorização de Lorena, duvida e posiciona-se de modo a aceder a outra realidade.

Para Sábado à tarde (17h00), o E-Aqui-in-Ocio reserva-nos um  espectáculo cómico para toda a família, “Kataplum” de Mariano Guz e Santiago Garrido, em exibição no Auditório Municipal. Com largos anos de investigação individual no humor e no teatro de rua, estes dois artistas de Madrid decidem agrupar-se para apresentar um novo espectáculo multidisciplinar com técnicas circenses, teatrais e musicais, alinhados com muito humor. O espectáculo dos Estrambóticos combina dois personagens com um estilo caracterizado pelo swing do seu humor e o teatro gestual. Com suas aparições em cena a partir de um retábulo, este duo combina o absurdo e a cumplicidade com o público criando o ambiente kataplum, um ritmo cheio de gargalhadas constantes.

Com apenas um personagem em palco, o Teatro Meridional apresenta-nos, pelas 22h00, no Auditório Municipal, a peça “Calisto”. Calisto, o jovem moço da Celestina, relembra os seus quinhentos anos de existência, transcorridos a meias percorrendo a Europa e seus cenários e a meias encerrado no limbo onde os personagens imaginários flexionam. Enquanto tenta compreender a sua existência e a do actor que cada vez o encarna, relata-nos os momentos cruciais do seu percurso, as anedotas cómicas e trágicas, os personagens reais ou fantásticos que deram sentido à sua vida e a todo o período histórico que vai desde a Celestina a Shakespeare. A sua história é também a história do teatro, mas sobretudo, a do conflito entre os sonhos e as realidades, entre o espírito e a carne, visto a partir de um tom fundamentalmente irónico e humorístico. Dois espectáculos que, sem dúvida, irão proporcionar-lhe momentos de lazer recheados de humor e ironia durante o seu fim-de-semana.

calisto jardim
“Calisto”, pelo Teatro Meridional “O Jardim”, por Marionetas de Mandrágua

Domingo à tarde (17h00), o Diana Bar será um “Jardim”, ao qual chega a Primavera que irá envolver as crianças (dos 2 aos 6 anos) num ambiente de muita cor e música criado pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora.

balsa de piedra
“La Balsa de Piedra”, Co-Produção:
Lendias d’Encantar; D’Dos; Pax Júlia Teatro Municipal

A obra Jangada de Pedra de José Saramago dá mote ao último espectáculo do
mês de Setembro (Domingo, 30), “La Balsa de Piedra”, uma co-produção de Lendias
d’Encantar, D’Dos e Pax Júlia Teatro Municipal. “La Balsa de Piedra”é uma
metáfora sobre a realidade actual do mundo em que vivemos, cheio de rupturas.
Transformar a Península Ibérica numa grande ilha e que essa ilha fique ancorada
no Sul, entre África e América, não é mais que uma visão utópica de um
reencontro cultural entre povos peninsulares com os do outro lado do Atlântico.
A Europa tem a oportunidade de se fazer transportar até ao sul de modo a
redimir-se dos seus excessos colonialistas antigos e modernos e contribuir para o equilíbrio mundial.

Organizado pelo Varazim Teatro, com o apoio da Câmara Municipal, o E-Aqui-in-Ócio é mais uma iniciativa de destaque na agenda cultural da Póvoa de Varzim a proporcionar diversos momentos de ócio até à abertura da Temporada Teatral. Os espectáculos decorrem em vários palcos da cidade. Os bilhetes custam 8€. Para estudantes, reformados, menores de 25 anos e maiores de 65, portadores de deficiência e desempregados, o preço desce para os 6€. O custo dos bilhetes para os espectáculos para a infância custam 3€ e para os sócios do Varazim Teatro custam um 1.50€. Para quem optar por assistir a todo o festival, o bilhete custa 50€, sendo que para sócios o valor desce para os 30€.  Os bilhetes estão à venda no Posto de Turismo, na Casa da Juventude, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e no local do espectáculo, no próprio dia.

Para mais informações visite o portal da organização, em www.varazimteatro.org ou envie um e-mail para festival@varazimteatro.org.