Nesta fase inicial, estão a ser aplicados questionários sociológicos com o intuito de fazer uma auscultação das necessidades dos diferentes bairros, proporcionando à equipa o contacto direto com a comunidade e a sua realidade diária. Só assim será possível definir ações que beneficiem a população residente e promovam mudanças duradouras. Esta fase decorrerá até ao dia 16 de dezembro de 2024. 

Brochura explicativa

A colaboração e disponibilidade dos moradores mostram-se essenciais para o sucesso da intervenção, pois é através da escuta dos beneficiários que a equipa conhece as suas opiniões e expectativas. 

Esta Operação tem como objetivo principal promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores dos seis agrupamentos habitacionais (Alberto Sampaio, Soares da Costa, Incons, Urbanização das Cardosas e Loteamento Sousa) e dos dois bairros históricos do concelho. Reveste-se de um caráter material através da requalificação dos espaços públicos do Bairro dos Pescadores e do Bairro de Nova Sintra e, de um caráter imaterial, no âmbito da intervenção psicossocial que pretende ser indutora da inclusão, participação e integração social e contribuir para a promoção de estilos de vida saudáveis. 

A Operação É Bom Viver no Bairro constitui uma das oito operações em curso do Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção da Póvoa de Varzim (PAOITI – PV) e é financiada ao abrigo da candidatura da Área Metropolitana do Porto (AMP) ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).