Trata-se de um ligeiro todo-o-terreno que fazia parte da frota da EDP Distribuição e irá agora ser adaptada para utilização em intervenções rápidas de combate a incêndios.

A sessão que oficializou a oferta decorreu na sexta-feira à tarde, no Quartel dos Bombeiros, na presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, do diretor da Direção de Rede e Clientes Porto da EDP Distribuição, Santos Ferreira, e do Presidente da Direção da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, Rui Coelho.

Aires Pereira revelou que sempre que há uma viatura nova a Câmara Municipal colabora ou na sua aquisição ou no seu equipamento. Neste caso, a autarquia vai “suportar as despesas para a adaptação desta viatura de modo a torná-la operacional”.

Rui Coelho esclareceu que “esta viatura todo-o-terreno irá servir para colmatar algumas deficiências que tínhamos a nível de viaturas ligeiras. São viaturas mistas, ou seja, servem para o caso urbano e florestal. São mais versáteis e rápidas, chegando a qualquer lugar mais depressa que as viaturas pesadas”.

O Presidente dos Bombeiros anseia, agora, que fique operacional “o mais rápido possível”, acrescentando que “é possível, com relativa facilidade, equipar esta viatura e transformá-la numa viatura pronta a ser usada pelo corpo de Bombeiros e, consequentemente, ao serviço da comunidade”. Sobre as adaptações necessárias, explicou que “é preciso aumentar para 5 lugares e colocar os equipamentos essenciais”, adiantando que “não será muito dispendioso fazer isso”.

Santos Ferreira informou que “esta doação da viatura vem na linha do apoio que a EDP Distribuição – empresa do grupo EDP disseminada por todo o país – vem fazendo sempre que possível às entidades civis e oficiais no âmbito do Plano Municipal de Prevenção contra Incêndios”.

Segundo explicou, “de acordo com os critérios da empresa, a viatura iria ser abatida aos seus efetivos. Trata-se, no entanto, de uma viatura que está em excelente estado de conservação e a funcionar. Assim sendo, pensamos que seria mais útil entregá-la a uma associação como é o caso dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, que lhe darão um uso certamente muito mais razoável”.