O Encontro pela Paz está de regresso à Póvoa de Varzim, entre os dias 14 de dezembro e 10 de janeiro de 2026.
Sob o tema “Amor pelo outro”, o programa do evento foi apresentado terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pela Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, e pelo coordenador deste projeto, Mário Ferraz, que organiza o encontro voluntariamente há já 27 anos.
Numa fase em que “os conflitos se têm adensado” a uma escala global, Andrea Silva destacou a importância de nos “encontrarmos e pensarmos na paz”, um “designío” desta iniciativa pensada por Mário Ferraz, que tem trabalhado “junto dos mais pequenos e jovens adultos por um futuro e uma comunidade mais empática, pacífica e com amor pelo outro”.
Para a Presidente da Câmara, o Encontro pela Paz reflete os mesmos valores promovidos pelo Município, da “ajuda ao próximo, do voluntariado, de darmos a mão, estarmos presentes, sempre numa política de proximidade com as pessoas”.
Na sua intervenção, Mário Ferraz destacou o ato cultural e tradicional do evento na comunidade poveira, e sublinhou que este existe para “lembrar a paz e criar mudanças em tempos de dificuldade”, garantindo “as necessidades básicas fundamentais da sobrevivência e do respeito pelo outro”, sem que haja “desculpa para a falta de vontade e de sensibilidade”.
O Encontro pela Paz principia no dia 14 de dezembro, às 15h00, no Póvoa Arena, com a realização da “Cerimónia pela Paz”, para a qual todos são convidados a levar uma flor branca. Este momento irá contar com a atuação musical da Escola de Música da Póvoa de Varzim e com a participação das academias Dance Republic, Gimnoarte, AGA – Academia Ginásio Aguçadoura, Sportdance, AMDanceStudio, Dancebox, Dancing Rebels Dance Studio e RP Academy.
O Dia Mundial da Paz será assinalado simbolicamente, no Cais da Paz, junto ao edifício do INS / Salva Vidas, no dia 1 de janeiro, às 16h00, com a tradicional largada de pombos, o lançamento das flores brancas ao mar e uma atuação da Escola de Música da Póvoa de Varzim.
O evento encerra a 10 de janeiro, a partir das 21h30, com o visionamento de um filme, a entrega de certificados de agradecimento e um espetáculo cultural pela Paz, com Francisco Cruz, da AMDanceStudio e da Escola de Música da Póvoa de Varzim.



