A Cor da Memória, de Care Santos, da editora Planeta e O Murmúrio do Mundo, de Almeida Faria, com ilustrações de Bárbara Assis Pacheco, da editora Tinta da China são os dois novos livros apresentados.

A Cor da Memória é o romance literário mais ambicioso da autora espanhola, com uma escrita muito ao estilo de Zafón. Care Santos traça um grandioso fresco histórico e social que nos convida a reflectir sobre a débil memória que legamos às gerações futuras.

Apaixonante e viciante, A Cor da Memória é uma história de intriga, romance e tragédia com o pano de fundo de um mundo que desapareceu para nunca mais voltar.

Na convulsa e fascinante Barcelona do modernismo, a matriarca de uma das sagas mais prestigiosas da cidade, prepara a mudança para o seu novo lar, um lindíssimo palacete vizinho do então incipiente Paseo de Gracia.

As paredes dessa casa serão o zeloso guardião de umas vidas repletas de ambição, segredos inconfessáveis e paixões ocultas. Essa é a herança que o tempo confiará a Violeta, última da estirpe: o passado, visto do presente, sempre é um quebra-cabeças a que faltam peças…

O Murmúrio do Mundo reflete sobre o viajante ocidental que pela primeira vez visita Goa e Cochim (agora Kochi) e enfrentará provavelmente, apesar dos muitos traços do passado europeu, a vertigem do caos à sua volta e dentro de si. Quando começa a familiarizar-se com a estonteante exuberância e com as contradições coexistentes, quando julga começar a entender a complexidade das castas, dos cultos e costumes tão diferentes, quando começa a fixar nomes, imagens, atributos dos deuses, tudo lhe foge de súbito, tudo se torna de novo confuso, como se o véu de Maia voltasse a cobrir a indecifrável irrealidade da Índia real.

«O seu Requiem, menos pelo império havido que pelo império perdido e, por perdido, mais sublimado que o de Camões, é o triunfo puro da ficção. E o regresso de um grande romancista ao prazer, sem melancolia, da ficção.» Afirmação do Eduardo Lourenço no Prefácio do livro.

No portal municipal encontra o programa completo do evento bem como as notícias e imagens diárias do mesmo.