Esta acção, dinamizada pela Associação Poveira de Coleccionismo e apoiada pela Câmara Municipal, juntou dezenas de alunos no átrio do edifício do MAPADI- Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual, onde estavam expostas as suas colecções dos mais variados objectos, tais como canetas, caixas de fósforos, tampas de plástico e postais.

Aos alunos coube não só “alimentar” as colecções, como também escolher a colecção vencedora. Concorreram a Escola de Argivai, a Escola nº 2 de Laúndos, a Escola do Teso-Estela e a Escola de Beiriz (Turma A e Turma B).
A Escola de Argivai acabou por vencer o 1º Prémio com a sua colecção de selos e postais. Na opinião da Professora Maria Manuela, representante da Escola, este concurso de coleccionismo representa um importante instrumento de mobilização dos alunos, que participaram activamente nesta iniciativa, investigando os objectos, processo que acaba também por ajudar à recordação das suas origens.
Rui Leitão, Presidente da Associação Poveira de Coleccionismo, ressalvou a importância que o coleccionismo representa para a valorização de certos objectos, muitas vezes esquecidos dentro de nossas casas. “Esses objectos sozinhos não têm valor, mas em conjunto com outros acabam por adquirir outro significado” defende.
Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Educação, partilha também desta opinião, afirmando que “é preciso olhar para as coisas com olhos de coleccionador” e assim “fazer pequenos tesouros”.
Houve ainda tempo para agradecer aos professores pela adesão a esta iniciativa e ao MAPADI, na pessoa de António Ramalho, pela disponibilidade em receber a tão alargada comitiva.