O VIII Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, que aconteceu nas Piscinas Municipais durante o fim de semana, reuniu centenas de atletas à procura da melhor marca possível. Esta competição “serve principalmente como um momento de controlo e avaliação dos nadadores a meio deste ciclo de preparação e promove também o contacto dos nadadores portugueses com alguns nadadores estrangeiros de valia superior”, afirma Rodolfo Nunes, diretor-técnico regional da Associação de Natação do Norte de Portugal.

A competição contou com a participação de 447 atletas (236 masculinos e 211 femininos) em representação de 47 equipas.

O evento foi organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Varzim Lazer.

No final dos dois dias de competição, a Federação de Ticinese (Suíça) venceu coletivamente. Os suíços somaram 801 pontos, seguidos do FC Porto com 593 pontos e do Centro Gallego T. Deportiva com 475 pontos.

O FC Porto, com 32 inscritos, é a equipa com maior número de nadadores em prova, seguido do Fluvial Portuense com 27 e do Famalicão com 24.

Nelson Silva Júnior (Brasil) com 766 pontos nos 50 costas (26,27) e Paula Garcia (Centro Gallego T. Deportiva) com 727 pontos nos 400 livres (4.25,06) foram os nadadores com melhor performance.

Os suíços Noé Ponti e Rebecca Peto com seis medalhas de ouro e cinco de ouro e uma de prata, respetivamente, foram os atletas melhores colocados no quadro individual do medalheiro. Os portugueses mais bem posicionados foram Inês Rocha (Aquático Pacense) com duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze e Simão de Capitão (Colégio de Lamas) com duas de ouro.

Todos os resultados podem ser consultados aqui.

O Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Ricardo Zamith, assistiu às finais e procedeu à entrega de medalhas aos vencedores.