Joaquim Ferreira, técnico superior da unidade de metrologia legal do Instituto Português da Qualidade (IPQ), foi o orador desta sessão e procurou dar resposta às dúvidas existentes sobre o que é a metrologia, qual a legislação atualmente em vigor e quais os caminhos a seguir por esta ciência no futuro?

“A metrologia é a ciência da medição e suas aplicações. Engloba todos os aspetos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicação e divide-se em 3 ramos: cientifica, aplicada e legal”, esclareceu Joaquim Ferreira, que focou a sua apresentação na metrologia legal, a “prática e processo que consiste em aplicar à metrologia uma estrutura legislativa e regulamentar e zelar pelo seu cumprimento”.

O orador sublinhou o “papel vital da metrologia na economia e ao nível do bem-estar das populações, por contribuir para o rigor credibilidade e transparência das medições, seja no comércio ou em todas as demais aplicações”. Constituindo um elemento chave no desenvolvimento económico e social do país, esta ciência é fundamental na vida diária, por “submeter legalmente as seguintes áreas a controlo: transações comerciais, segurança, operações fiscais, proteção do ambiente e saúde”, sintetizou Joaquim Ferreira.

Dirigida especialmente à comunidade empresarial e comercial instalada no concelho da Póvoa de Varzim, esta iniciativa contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal, Lucinda Delgado.