Em termos de combate ao insucesso e abandono escolar, são vários os programas de valorização de aprendizagem inclusivaformação ao longo da vida e educação ambiental implementados em todo o concelho.

O Município dedica-se também a estimular a literacia digital e a impulsionar a transição para o ensino online, designadamente através de um complemento em cerca de 13.000 € na aquisição de equipamentos informáticos para melhorar o acesso às aulas à distância dos alunos poveiros.

Quanto à modernização das infraestruturas de ensino, o investimento total feito pela Câmara Municipal ascende já ao montante de 10 milhões de euros. Ao todo, a autarquia procedeu e está a proceder à requalificação e ampliação de várias escolas no concelho: Escola Básica de Aver-o-MarPavilhão Multiusos da Escola NovaEscola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, o Pavilhão Desportivo da Escola Secundária Eça de QueirósEscola Básica da Giesteira e Escola das Machuqueiras.

Mas o nosso investimento não para por aqui. Na sequência do compromisso assumido pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, foram aprovadas as candidaturas apresentadas pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim ao abrigo do AVISO NORTE-73-2020-24 e estão agora em curso as obras de remoção de fibrocimento em sete edifícios escolares. Trata-se de um investimento de cerca de 240 mil euros, parte do qual é elegível para comparticipação pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e que permite remover as estruturas com amianto existentes nos estabelecimentos da rede pública que se encontram no âmbito das competências da administração da autarquia, e substitui-las por novas coberturas metálicas.

Aires Pereira declarou que “ao longo do mês de março, vamos conseguir intervir num total de 7 escolas poveiras e livrá-las, de vez, do problema do amianto; tudo isto, aproveitando o período de confinamento, de forma a evitar interrupções desnecessárias das aulas e a garantir que os alunos usufruam de melhores condições assim que voltarem a ter ensino presencial”.

As obras para remover as coberturas na Escola Básica de Navais, na Escola EB1/JI de Paçô em Terroso e na Escola EB1/JI de Pedreira em Argivai já estão em vias de conclusão. No que respeita à Escola Básica de Agro Velho em Aver-o-Mar e à Escola Básica de Granja em Rates, a substituição começa já no início da próxima semana. No final do mês, está também prevista ocorrer a remoção de fibrocimento na Escola Básica de Sininhos na Póvoa de Varzim e na EB1/JI da Giesteira, cujas obras se enquadram na empreitada em curso.

Veja na fotogaleria abaixo o ponto de situação das escolas que já estão a ser intervencionadas (ou que vão sê-lo nas próximas semanas) no âmbito da presente empreitada.