“Esculturas e Procuras”, de Helena Fortunato, estará patente até 17 de janeiro de 2020.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na abertura da mostra e sublinhou a importância que a Galeria Ortopóvoa tem para a cidade: “apesar de ser um espaço ligado à saúde, o facto de centenas de pessoas vindas um pouco de todo o lado do país faz com que seja a galeria com mais sucesso da Póvoa de Varzim. Os utentes dirigem-se à Clínica para fazerem os seus procedimentos e, muitas vezes acompanhados pelos seus familiares, visitam a Galeria e entram, dessa forma, em contacto com diversas formas de arte”. O autarca recordou que “foi através de uma das exposições da Ortopóvoa que conhecemos o trabalho do artista que concebeu a escultura que se encontra no átrio do Cine-Teatro Garrett, uma belíssima interpretação do escritor e da nossa ligação ao mar. Telmo Mota foi uma aposta ganha”.

A este propósito o edil anunciou que, no Centro de Atendimento Municipal, vão estar expostos trabalhos de Siza Vieira: “na sala de visitas da Póvoa de Varzim temos que dar as boas-vindas a todos que chegam e nada melhor do que receber através da arte. Os trabalhos do arquiteto vão, certamente, tornar mais acolhedor a antiga Garagem do Linhares”.

Helena Fortunato afirma que a escultura é criação. Esculpir é, para a artista, “uma sensação, uma ilusão. É, também, pesquisar, associar, compor e ver até onde o material nos deixa chegar para expressar a mensagem que se quer transmitir”. A artista afirmou que esta exposição poderia chamar-se “Afetos”, uma vez que é grande a amizade que une Helena Fortunato a Afonso Pinhão Ferreira, Diretor da Ortopóvoa.